Carboidratos


A natureza tem quatro biomoléculas de maior importância, os carboidratos, as proteínas, lipídios e ácidos nucleicos. Carboidratos são as moléculas orgânicas mais numerosas do planeta Terra. É em um carboidrato que o carbono inorgânico disponível na atmosfera é incorporado por meio da fotossíntese. Os seres fotossintetizantes, como as plantas, capturam CO2 e H2O e transformam em glicose, um carboidrato que fornecerá energia para este ser. A partir deste carboidrato, o carbono estará disponível nas células vegetais para a construção de outras moléculas orgânicas, como proteínas e lipídios. Toneladas deles são construídos diariamente através da fotossíntese.
São constituídos principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio, mas podem possuir outros elementos como nitrogênio, fósforo e enxofre.
Fórmula geral:
C_n H_{2n} O_n
Podemos chamá-lo também de sacarídeos, que vem do grego sakcharon  (açúcar).
Podemos dividi-los em três classes:

  • Monossacarídeos: São as menores moléculas de carboidratos. É através delas que as células de diversos organismos obtêm energia, utilizando-os nos processos metabólicos celulares. Os monossacarídeos podem ser pentoses, como a frutose, a ribose e a desoxirribose; ou hexoses, como a glicose e a galactose.

  • Dissacarídeos: São formados pela junção de dois monossacarídeos, sendo os mais comuns formados a partir da união da glicose a um dos outro monossacarídeos. Ao unir glicose + glicose, forma-se a maltose; unindo glicose + frutose, forma-se a sacarose; unindo glicose + galactose, forma-se a lactose.
    • Polissacarídeos: São as maiores moléculas de carboidratos, sendo formadas por diversos monossacarídeos. É o tipo de carboidrato que é encontrado nos alimentos. Podem ter função estrutural, como a celulose e a quitina, que formam a parede celular vegetal e o exoesqueleto de artrópodes, respectivamente, ou função energética, como o amido e o glicogênio, que são reservas energéticas.
Alguns carboidratos possuem a função energética, sendo armazenado como amido nas plantas e como glicogênio nos animais. Quando esses polímeros são hidrolisados resultam em monossacarídeos que servirão de combustível no processo chamado derespiração celular, no qual o produto mais importante é o ATP, ou seja, energia para as células.
Sacarídeos possuem também a função estrutural, como a celulose presente nasparedes celulares dos vegetais, ou aquitina no exoesqueleto dos artrópodes. Estão presentes no nosso tecido conjuntivo, na lubrificação de nossas articulações, ou quando associados às proteínas e lipídios apresentam outras funções em nosso organismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da Endossimbiose

SISTEMA DIGESTÓRIO (RESUMO)

Os cinco Reinos