Teoria da Endossimbiose
ENDOSSIMBIOSE
Endossimbiose é uma relação ecológica que ocorre quando um organismo vive no interior de outro. A palavra endossimbiose é derivada do grego, endo "dentro" e simbiose“viver junto”, ou seja, significa um organismo viver dentro do outro.
Teoria da Endossimbiose
A Teoria da Endossimbiose ou Endossimbiose Sequencial foi proposta pela microbiologista Lynn Margulis, na década de 60. Foi bastante contestada até ser aceita pela comunidade científica.
De acordo com essa teoria, as mitocôndrias e cloroplastos descendem de bactérias primitivas que passaram a viver dentro de células eucarióticas primitivas, há milhões de anos atrás.
Para isso, uma célula eucariótica primitiva englobou, por fagocitose, uma célula procarionte autotrófica, que passou a viver em seu citoplasma.
As células eucarióticas passaram a consumir o gás oxigênio, enquanto ofereciam abrigo e alimento as células procariontes.
Assim foi estabelecida a relação de endossimbiose, na qual as duas células estavam intimamente relacionadas, sem poder viver separadamente uma da outra.
Como resultado dessa relação específica e com o passar do tempo, as células procariontes teriam se transformado em mitocôndrias e cloroplastos.
Essa relação de endossimbiose foi fundamental para o desenvolvimento dos seres vivos. As células eucarióticas dotadas de mitocôndrias possibilitaram o surgimento de protozoários, fungos e animais.
Evidência que comprovam essa teoria
uI. Possuem dupla membrana, resultado,
provavelmente, do englobamento desses organismos. A mais interna seria
proveniente do organismo englobado, e a mais externa seria resultado da
membrana do organismo que o englobou;
uII. Possuem seu próprio genoma. O DNA das
mitocôndrias e dos cloroplastos é circular e sem as proteínas denominadas de
histonas;
uIII. Possuem capacidade de autoduplicação; (É
independente da célula eucariótica)
uIV. Os ribossomos encontrados em mitocôndrias
e cloroplastos são semelhantes aos de procariontes e diferentes dos encontrados
em eucariontes; (Fazem suas próprias proteínas)
uV. Mitocôndrias e cloroplastos possuem
tamanho semelhante ao das bactérias.
CURIOSIDADE
Todas as nossas mitocôndrias são de origem materna, ou seja, são herança das nossas mães, avós, bisavós e assim por diante. Nós não recebemos nenhuma mitocôndria dos nossos pais, a explicação é a seguinte, no espermatozoide as mitocôndrias estão localizadas na peça intermediária e no momento da fecundação essa parte do espermatozoide é descartada. Então, as mitocôndrias presentes nas células embrionárias são originárias do óvulo.
Qualquer doença que tenha origem no DNA mitocondrial, é de origem materna. Esse DNA também pode ser usado para testes de parentesco.
Comentários
Postar um comentário